Publicidade:
Atualmente, a computação gráfica faz maravilhas no cinema, com efeitos que dispensam a maquiagem feita “no braço”, que dão uma verdadeira trabalheira, além de atrasar a produção.
Mas, nem sempre foi assim. Muitos atores e atrizes já tiveram que passar horas na cadeira de maquiagem, todos os dias, para encarnar os mais diferentes tipos de personagens.
Apesar de todo o trabalho árduo feito pela equipe, no final das contas, o resultado vale a pena. A seguir, confira algumas das produções de maquiagem mais demoradas do cinema.
1. Mística | Trilogia X-men
Na original trilogia de X-men, a atriz Rebecca Romijin que interpretava a personagem Mística, ficava entre 7 a 8 horas no processo de maquiagem, diariamente.
Algumas partes do seu corpo eram cobertas por próteses de silicone azuis, enquanto o restante era feito de pintura.
Nos filmes mais recentes, a personagem interpretada por Jennifer Lawrence demora “apenas” 3 horas para ser produzida.
2. Hellboy
O ator principal do filme Hellboy, Ron Perlman, também ficava por um longo tempo na cadeira antes de atuar. Eram cerca de 6 horas diariamente para entrar de corpo e alma no personagem.
3. Sloth | Os Goonies
No filme O Gonnie, o ator Matuszak submeteu-se a cinco horas na cadeira de maquiagem para viver o personagem Sloth.
4. John Merrick | O homem elefante
O ator John Hurt precisava passar por uma longa preparação antes de se transformar em John Merrick, um personagem que sofria da Síndrome de Proteus e possuía várias deformidades pelo seu corpo.
A maquiagem do homem elefante levava entre 8 a 12 horas para ficar pronta, e o ator trabalhava dia sim e dia não, por conta da maquiagem pesada.
5. Benjamin Button | O curioso caso de Benjamin Button
Publicidade:
O clássico filme O curioso caso de Benjamin Button também precisou de uma produção demorada para transformar (envelhecer e rejuvenescer) o ator Brad Pitt no personagem Benjamin Button.
Eram mais de 5 horas por dia no processo.
6. Drácula | Drácula de Bram Stoker
O ganhador de Oscar de Melhor Maquiagem em 1993 não podia deixar de entrar na lista.
Gary Oldman, que interpretou o personagem Drácula, foi submetido a muitas horas de maquiagem para chegar na aparência asquerosa do vampiro.
7. Mason Verger | Hannibal
Neste papel, Gary Oldman viveu o personagem Mason Verger, a única vítima que sobreviveu ao “ataque” de Hannibal Lecter.
8. Frankenstein | Frankenstein (1931)
Para interpretar a assustadora criatura Frankenstein, o ator Boris Karloff precisou passar por uma produção que levava cerca de 4 horas, e que incluía técnicas “rudimentares” de teatro para dar vida ao personagem, como aplicação de algodão, goma e colódio pelo corpo, além de tinta, sombra e outros produtos.
9. Grinch | O Grinch
Para fazer as filmagens do filme O Grinch, Jim Carrey precisava passar por mais de 8 horas na cadeira de maquiagem para transformar-se no personagem Grinch.
Ele ainda usava lentes de contato amarela que incomodavam os olhos, e uma roupa de látex bastante pesada, que além de exigir bastante esforço, ainda fazia com que o ator sentisse calor.
10. Macacos | Planeta dos Macacos
No filme original de Planeta dos Macacos todos os figurantes, além do elenco principal, passavam por longas horas de produção antes de interpretar seus papéis.
Todas as roupas e maquiagens eram feitas na hora da gravação, o que dava um bom trabalho para a equipe de maquiagem.
Essas foram as 10 produções de maquiagem mais demoradas do cinema. E aí, o que você achou delas? Imaginava que eram feitas à mão ou eram efeitos de computação? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais!
Publicidade: