Publicidade:
Na década de 1990 o país teve um crescimento considerável no número de pessoas assinantes da tv a cabo com suas imagens nítidas e os diversos canais que satisfazem públicos de diferentes segmentos.
Hoje em dia parece que este movimento mercadológico começa a cair, de forma principal por causa dos assinantes que preferem abandonar os elevados custos da tv por assinatura pelos serviços de streaming.
Um exemplo é a Netflix que alcançou mais de 10 milhões de assinaturas, ultrapassando assim o número de clientes da tv paga, uma quantia de pelo menos 4 bilhões de reais na estimativa de faturamento anual.
Netflix na trilha dos gigantes
Para se ter uma ideia sobre a importância anual em estimativa à Netflix ao lucro dentro do Brasil de 2019, o valor (4 bilhões de reais) está próximo de metade da fatura na Rede Globo em 2018: 10 bilhões de reais.
Publicidade:
Informações oficiais da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) apontam os seguintes dados de assinantes para cada serviço de assinatura (valores de agosto de 2019):
- Oi: 1.5 milhão de assinantes.
- Sky: 4.8 milhões de assinantes.
- Claro: 8 milhões de assinantes.
Ainda de acordo com a ANATEL, em 2018 existiu uma queda de quase 3% no número de clientes, algo que chega a quase 550 mil contratos.
Informações da MPAA (Motion Picture Association of America) confirmam que a Netflix se agiganta no mercado não apenas brasileiro como também do mundo inteiro. A organização diz que em 2018 os valores de assinantes de serviços de streaming de vídeo superam clientes da tv a cabo:
- 613 milhões de clientes: streaming de vídeo.
- 556 milhões de clientes: tv por assinatura.
Publicidade: