Publicidade:
No início dessa semana, a Netflix usou as suas redes sociais para anunciar as novidades que chegam à plataforma ao longo de junho. Entre os filmes que chamaram a atenção dos assinantes do streaming está Infiltrado na Klan (BlackKklansman, 2019), longa-metragem dirigido por Spike Lee.
Apesar de não ser exatamente um lançamento, o filme integrará pela primeira vez o acervo da Netflix e o fato tem gerado empolgação, visto que Infiltrado na Klan fez uma boa campanha ao longo da temporada de premiações de 2019.
De encontro a isso, é possível destacar que o filme venceu o prêmio Gran Prix do Festival Internacional de Cannes ainda em 2018, logo na sua estreia. Posteriormente, seguiu tendo uma boa recepção por parte da crítica e dos principais prêmios dos Estados Unidos, se consagrando como vencedor do Satellite Awards, uma das principais cerimônias dedicadas ao cinema independente estadunidense.
Para consolidar a sua boa temporada de premiações, Infiltrado na Klan conseguiu chegar ao Oscar com cinco indicações, incluindo uma na categoria de Melhor Filme. Entretanto, o longa acabou não vencendo esse prêmio. Porém, a sua passagem pelo Oscar não passou em branco e Spike Lee, que também escreveu o roteiro da produção, conseguiu levar para casa a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado.
Publicidade:
Saiba mais a respeito de Infiltrado na Klan, estreia dessa quinta-feira na Netflix
Em linhas gerais, Infiltrado na Klan fala sobre Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado que, em 1978, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan, um grupo supremacista branco local.
Para assegurar que a cor da sua pele não seja descoberta, Ron se contacta os membros do grupo somente através de telefonemas e cartas. Entretanto, em um determinado ponto, eles passam a exigir a sua presença física e, então, Flip Zimmerman (Adam Driver), um policial branco, assume a sua identidade para conseguir manter o disfarce e prender os membros da Klan.
É possível afirmar que o longa foi baseado em fatos reais e o material que serviu de base para a elaboração do roteiro foi um livro escrito pelo próprio Ron Stallworth a respeito da sua experiência nesse período.
Vale ressaltar que Ron chegou a conseguir se aproximar da liderança da Klu Klux Klan e usou o seu conhecimento para impedir uma série de ataques de cunho racista no Colorado em um período no qual o grupo supremacista promovia linchamentos, incêndios e outros crimes motivados por ódio racial.
Caso você tenha se interessado por assistir, Infiltrado na Klan já está disponível na Netflix desde a madrugada dessa quinta-feira (03).
Publicidade: