Publicidade:
A Netflix pode ter causado problemas para a Globo. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recentemente abriu uma investigação contra a emissora carioca devido aos seus acordos publicitários. E, agora, o órgão desse apurar o suposto monopólio da emissora na realização de novelas.
O motivo para tal está ligado ao fato de que a Globo acabou renovado contratos com alguns astros do seu elenco para evitar o assédio de plataformas de streaming, como a Netflix. A medida em questão tem como objetivo evitar que a emissora perca seus talentos para o serviço, como aconteceu com Bruno Gagliasso e Camila Queiroz.
De acordo com informações veiculadas pelo Notícias da TV, a conselheira do Cade considerou que a postura da Globo merece uma investigação, visto que a emissora já está em uma posição de privilégio em relação ao mercado tanto quando se fala sobre TV aberta quanto quando se fala sobre TV fechada.
Entenda mais sobe a confusão entre a Globo e a Netflix
De acordo com Paula Farani, do Cade, a Globo não pode exercer nenhum tipo de abuso de poder devido à sua posição. Assim, ela chegou a afirmar que, na sua compreensão, exigir que os atores assinassem contratos de exclusividade com a casa era uma prática de abuso de poder.
Publicidade:
Para Farani, ao adotar essa postura a Globo impede que empresas como a Netflix tentem entrar no mercado brasileiro das novelas, algo que a plataforma de streaming já demonstru interesse em fazer. A conselheira do Cade ainda destacou que a jurisprudência do órgão é bastante clara ao afirmar que um “agente dominante” não pode limitar a entrada dos seus rivais no seu mercado de atuação.
Portanto, o caso será analisado pelo procurador-geral, que será o responsável por tomar a decisão de abrir ou não um processo administrativo para apurar os fatos destacados. Apesar de ainda manter vários contratos fixos, a Globo recentemente diminuiu esse número e chegou a dispensar nomes como Miguel Falabella, Tarcísio Meira e Antonio Fagundes.
Apesar do interesse pelas novelas, ainda não se tem previsão de quando elas passarão a fazer parte dos lançamentos Netflix.
Publicidade: