Publicidade:
Entenda a realidade da Alienação Parental com esses filmes. A alienação parental é uma triste realidade, presente cada vez mais na sociedade dos dias de hoje.
A alienação parental consiste em pais que, após a separação, visam manipular de forma psicológica seus filhos, para que eles desejem se afastar do outro cônjuge.
Por exemplo: uma mãe pode inventar mentiras sobre o pai e contar para a criança, visando afastá-los. O mesmo pode ser feito com o pai em relação à mãe.
Infelizmente, essa situação é mais comum do que parece. No entanto, medidas legais podem ser tomadas para minimizar esse problema.
Não prolongaremos o assunto aqui, caso queira saber mais sobre alienação parental, as consequências jurídicas e psicológicas, recomendamos a leitura deste artigo sobre alienação parental.
Hoje, recomendaremos 3 filmes para você se conscientizar e poder entender melhor esse triste fato que ocorre na sociedade atual.
1. Papá para Sempre (Uma Babá Quase Perfeita)
- Diretor: Chris Columbus
- Gênero: Comédia
- Ano: 1993
- País: Estados Unidos
- Duração: 2h 5 min
Daniel Hillard, que se divorciou de sua esposa, está tendo pouco tempo para passar com os filhos. Pensando nisso, ele elabora um plano: se vestir de mulher e ir trabalhar como babá na casa de sua ex-esposa.
Com o tempo, ele passa a desenvolver um relacionamento melhor com seus filhos, ao mesmo tempo em que precisa manter sua identidade secreta.
O filme Papa para sempre se trata de uma história de comédia. Dessa forma, ele é muito útil para apresentar esse problema de uma forma um pouco mais leve.
Apesar disso, os problemas tratados na história são muito graves, e nem sempre a vida real é tão leve quanto os filmes de comédia.
2. A Morte Inventada (Documentário) (2009)
- Diretor: Alan Minas
- Gênero: Documentário
- Ano: 2009
- País: Brasil
- Duração: 1 h e 20 min
Esse filme se trata de um documentário brasileiro sobre a alienação parental. Nele, são contadas diversas histórias por pessoas que viveram esse fenômeno.
No documentário vemos pessoas que sofreram por conta da alienação parental: tanto cônjuges que foram prejudicados, quanto os filhos que sofreram com isso.
Por se tratar de um documentário, existe uma dose muito maior de realismo no que em um filme comum. Alguns fatos podem ser chocantes, então recomendamos que o espectador esteja preparado.
Publicidade:
No entanto, é bom ver casos reais para que entendamos a gravidade desse tipo de problema que assola a nossa sociedade.
3. Apagando o Papai (Documentário) (2014)
- Diretor: Ginger Gentile
- Gênero: Documentário
- Ano: 2014
- País: Argentina
- Duração:
Esse documentário foi feito na Argentina, e acompanha a história de alguns pais que lutam contra a alienação parental.
Muito além de mostrar o problema de alienação parental, esse documentário serve para mostrar como o sistema de leis favorece esse fenômeno.
Ele mostra como advogados e o sistema Judiciário do país estende esse tipo de julgamento para o benefício financeiro dos escritórios de advocacia.
Esse problema pode acontecer em muitos locais, por isso o ideal é procurar um advogado de confiança na hora de buscar Justiça.
O documentário chegou a ser proibido no seu país de origem. Por isso, a equipe decidiu disponibilizar o conteúdo integralmente no YouTube.
O que a Lei diz sobre Alienação Parental?
Segundo a lei nº 12.318, de 2010, a definição legal de alienação parental é:
“Art. 2º: Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.”
Dessa forma, alienação parental é interferência na formação psicológica do menor,seja pelo ex-cônjuge ou qualquer outro membro da família.
É comum que isso ocorra em muitos lares onde houve separação. Se isso for percebido, é possível contratar um advogado para que a justiça seja feita.
Resumo da Matéria
- A Alienação Parental é um problema muito comum entre casais separados, onde o pai ou a mãe manipula psicologicamente o filho para odiar o outro parente;
- O filme ‘Papá para Sempre’ pode dar uma visão inicial do problema da alienação parental, através de uma visão mais voltada para a comédia;
- O documentário brasileiro ‘A Morte Inventada’ mostra relatos muito infelizes de pais e filhos que sofreram as consequências desse problema tão grave;
- Já o documentário argentino ‘Apagando o Papai’ mostra como esse problema é estimulado pelo sistema judiciário, chegando a ser proibido em seu país de origem;
- Caso você veja que esse problema está ocorrendo em sua família, entre em contato com um advogado de confiança, pois é possível resolver esse problema pela justiça.
E aí, o que achou do texto? Conte aqui nos comentários, amamos ler os comentários para saber a opinião de nossos leitores.
Imagem em destaque: Alexas_Fotos / Pixabay
Publicidade: